Por que fazer Pilates?

sábado, setembro 27, 2014

Nem acredito que estou fazendo um post sobre alguma atividade física. Sim, eu faço Pilates, mais precisamente Pilates com aparelhos.
Sempre fui uma pessoa muito sedentária, apesar de ter praticado natação por muitos e muitos anos. Nadava por um longo tempo, mas aí parava. Aí voltava de novo, chegava o inverno e parava. Enfim, chegou a hora da faculdade + trabalho e não tive mais tempo de nada. Fiquei uns 4 anos sem praticar nenhum exercício físico. Pensa numa pessoa enferrujada. Hoje, como estou só fazendo faculdade, apesar da correria do TCC no último ano, tenho um tempo para dedicar a minha pessoa.

Comecei a fazer Pilates no dia 27 de agosto, ou seja, faz um mês hoje. E posso afirmar com todas as letras que está fazendo um bem enorme pra mim. Para quem não sabe, eu tenho um sério desvio na coluna (escoliose), a curvatura é bem acentuada. Não sinto dores, ainda bem, talvez por eu ser miudinha e pesar pouco. Mas eu sinto que ficar sem fazer exercício físico vai me prejudicar mais tarde, talvez numa gravidez ou quando eu for mais velha mesmo.

O Pilates me ajuda a fortalecer tudo, a coluna, os músculos, fortalece até a alma. Envolve respiração correta, postura, equilíbrio e força. Sempre tive curiosidade de fazer Pilates, mas não aquele de solo com a bolona e outras coisinhas, mas sim o de aparelho.

O que eu mais gosto no Pilates com aparelho é que a cada aula é uma coisa diferente e você sempre supera seus limites. Os exercícios nos aparelhos são infinitos, basicamente são quatro estruturas, na ordem da foto abaixo: Reformer, Combo Chair, Barrel e Cadillac. O que mais me assustava era o Cadillac, quando eu vou nele sinto que vem bucha. O Cadillac permite mais de 200 exercícios (!!!), imagina? Você nunca vai se entediar no Pilates. Também dá para fazer aqueles famosos exercícios aéreos (que estou começando).



No Pilates você trabalha várias partes do corpo ao mesmo tempo. É bem diferente da academia. Por exemplo, no Combo Chair, você trabalha joelho (quem tem problema é ótimo), coluna, ombros, coxas e abdômen. Na verdade, todos trabalham abdômen, pois requer a respiração correta: você precisa inspirar bem fundo e soltar o ar quando estiver fazendo o movimento, mas ao mesmo tempo, seu abdômen deve estar contraído. 

Graças ao RPG (Reeducação Postural Global) que fiz por algum tempo devido à escoliose, aprendi direitinho a fazer essa respiração e quando cheguei ao Pilates, foi super fácil controlar o modo certo de respirar, contagem e movimento do exercício. 


Fotos por Noelly Mariano, fisioterapeuta da Clínica Interfisio


Afinal, por que fazer Pilates?
Reuni na imagem abaixo alguns dos super benefícios do Pilates, seja ele de solo ou com aparelhos. Poderia colocar ainda: mais disposição no dia, auto estima, muitas variações de exercícios, poucas repetições em cada um deles, zero tédio na aula e muito mais!



Quem pode praticar Pilates?
Pessoas de todo tipo podem praticar. É super recomendado para terceira idade, adolescentes, gestantes e principalmente para aqueles que precisam tratar alguma lesão, aliviar dores, se recuperar pois os exercícios não tem impacto.


Onde eu pratico?
Quem for daqui de São Vicente e região, super indico a  Clínica Interfisio, que é onde eu faço. A Noelly é um amor de pessoa, ensina direitinho e fica de olho para te ajudar nas posições e movimentos.  A Clínica Interfisio fica na Av. Pref. José Monteiro, 744, sala 3, em São Vicente (próximo ao Carrefour). Só para avisar, não é jabá ou post publicitário, essas coisas, estou falando de coração e dando uma dica super legal para vocês. 


Alguém aí faz Pilates? Tem vontade de fazer? Ou faz algum outro exercício? :)
Bjs.



8 comentários

  1. Estou louca para começar a fazer pilates!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de fazer PIlates. Uma amiga minha já faz ha mais de 02 anos e mudou o corpo inteiro !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de fazer pilates. Acho uma das atividades físicas sensacionais. Quando eu tiver mais tempo, vou querer fazer com certeza! Bjs

    brunajennyfer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo, Bruna. Trabalha o corpo todo. Muito bom.

      Excluir
  4. Minha mamys tb faz e ama. Preciso seguir o exemplo de vocês e largar essa vida sedentária. rsrs

    Beijinhos
    http://www.burguesinhas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz com sua mãe, faz companhia pra ela. E é bem melhor do que começar sozinha. :)

      Excluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em "Notifique-me" para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Facebook

Flickr