10 coisas que marcaram o colégio

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Eu vivo relembrando minha época de colégio. Quando somos crianças ou adolescentes, vivemos reclamando pra todos os cantos como é chato ir pra escola. Mas o pior é que quando essa fase passa, a gente fica que nem boba lembrando e querendo que tudo volte.

Sempre estudei no mesmo colégio e as amizades eram praticamente as mesmas por longos períodos. Entrei no Colégio Integração com 2 anos e pouco e só saí de lá com 17 anos. Era uma escola e tanto, gostei muito de estudar lá. Muitas coisas marcaram o colégio, dentre elas...


1. A hora de comprar o material escolar
Era a parte mais legal de voltar pra escola. Eu adorava comprar aqueles estojos de lápis de cor da Faber Castell. Acabava acumulando de um ano pro outro, porque sempre comprava um novo, claro, todo ano era um lançamento: cores neon, aquarela, metálicas, ixi...

2. As aulas de ciências
Sempre fui muito fã da minha professorinha de ciências. Ela era uma fofa e ensinava muito bem as matérias. Em uma visita a um museu, decidi que queria ser bióloga. Aham, tá.



3. As excursões com a galera
Eu sempre fui muito, mas muito protegida pela minha mãe. A escola sempre fazia milhares de excursões, mesmo com os pequenos. Mas eu não podia ir... Eu só fui pra uma excursão do colégio com uns 14 ou 15 anos, pro ~extinto~ Playcenter.

4. As mentiras na Educação Física
Eu odiava fazer as aulas de Educação Física. A única coisa boa é que saíamos da sala de aula para irmos até a quadra. Mas eu sempre inventava uma desculpa para não participar, que geralmente era cólica hehehe. Nunca gostei de handebol, vôlei, basquete, sempre era muito desastrada nesses jogos. Eu gostava mesmo era de ficar de bobeira na arquibancada, esperando a hora passar. Era uma aula vaga pra mim. Ah, o único jogo que eu gostava era queimada.

5. As boladas de aula no Ensino Médio
Quem nunca teve uma aula chata no Ensino Médio? Encontrei uns CDs muito antigos com umas fotos da escola, e algumas delas eram da hora da bolada de aula hehehe. Não lembro bem que ano era, mas sei que o 2º ano foi um dos mais chatos e difíceis, então talvez seja do 2º ano mesmo. Eu e as meninas, bolávamos aula dentro da escola mesmo, tontas né? Não dava pra sair, era impossível, sério. Ainda mais que eu era sobrinha da orientadora, aí a inspetora me conhecia... Então, nós nos escondíamos em locais que quase não ia ninguém. E ficávamos lá a aula toda, conversando, fofocando, tirando foto...

6. O sono na aula
Sempre estudei a tarde, mas no Ensino Médio acabei indo pra manhã. Por um lado era bom, por ter a tarde livre, mas por outro... E o sono na aula chata de história? Não dava. Eu dormia mesmo.



7. As dancinhas da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Eu dancei em praticamente todas as festas que tiveram até a 4ª série: festa junina, folclore, fim de ano, dia das mães... eu sempre participava de tudo. Era super legal fazer a roupa na costureira e depois encontrar as amiguinhas na hora do show com o mesmo figurino. Só que era engraçado às vezes, a costureira das outras meninas não entendia o que o papel pedia e sempre tinha alguém com a fantasia meio diferente.

8. Uniformes do colégio
Como disse, passei um bom tempo no mesmo colégio e assim, peguei várias fases de uniformes. Existia apenas uma loja que vendia os uniformes do Colégio Integração, ficava num shopping em São Vicente, em frente a praia, o Shopping São Vicenter (que agora foi reformado e virou Pátio São Vicente). Teve uniforme cinza mescla, azul céu, branco, azul escuro, de educação física, e os logos mudaram bastante desde que eu entrei lá. Hoje em dia, o tom azul escuro está mais predominante e o logo bem mais moderno.



9. Meu primeiro fichário
Até a 4ª série, tínhamos que usar um caderno para cada matéria, daqueles pequenos, capa dura, 100 folhas AND etiquetados AND encadernados com a cor do ano (por exemplo, a 4ª série era 4ª Verde). Imagina o peso que era carregar na mochila... Quando fui para a 5ª série, era permitido usar um caderno só, daqueles de 10, 15 ou 20 matérias, ou um fichário. Putz! Sempre quis usar fichário. Comprei um da Mormaii, ele era lindinho, feito de jeans e tinha um coração no centro. No começo, show. Depois... as folhas começavam a rasgar, era gente pedindo emprestado para copiar alguma matéria, e aí já viu. Virava uma zona. Usei fichário só na 5ª série. Da 6ª em diante, só caderno.



10. Cartinhas das amigas
Teve uma época do colégio, lá pela 5ª e 6ª série, se não me engano, que adorávamos trocar cartinhas. Às vezes, mandávamos pelo correio, o que era mais emocionante, outras vezes entregávamos umas às outras ali mesmo, na sala de aula. Tenho até hoje uma caixa repleta de várias cartinhas fofas. Os assuntos eram os mais variados possíveis: fofocas, músicas, filmes, garotos, aulas chatas, novelas...


O que mais te marcou no colégio?
Bjs.

Este post é um dos temas sugeridos pelo Rotaroots.





5 comentários

  1. Haha... saudades da escola! Seu post me fez lembrar de muitas coisa!
    Eu desenhava muito nas aulas, grafitava folhas inteiras enquanto o professor de matemática falava....
    Muito bom, amava biblioteca, trabalhos, aulas de arte e Ed Física só gostava quando era ginástica, detestava volei!

    Bjus, Bjus florzinha!
    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: http://goo.gl/dhAJL5

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse post rs
    Tanta coisa marcou o colégio. Deu até saudades…

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal fazer es retrospectiva, sinto saudades do tempo de colégio... época boa!

    Beijo, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aw muita coisa boa e ruim me faz lembra a época do colégio, as boladas nossa, do cara que cheirava "CC" e sentava na minha frente e era afim de mim, bullying por causa do meu cabelo ruim, e quando sonhava ter mochila de carrinho e ficava com uma imaginária sabe hsuahsuha, bons tempos!
    Beijos
    Cih | Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
  5. Quando olho minhas fotos das dancinhas do colégio chego a conclusão que era uma espécie de bullying que os professores eram livres pra praticar com os alunos!! E no ensino médio quando as aulas estavam muito chatas e o sono vinha descontrolado eu tentava focar nas cartinhas que eu tinha que responder, então eu nem dormia e ainda parecia que eu era uma aluna aplicada =P

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em "Notifique-me" para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Facebook

Flickr