Dica de passeio: Museu do Futebol

sexta-feira, janeiro 15, 2016

Você que está passeando por São Paulo pode dar uma esticada até o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembú, um lugar especial para os apaixonados pelo esporte. E o mais legal é que tem muita coisa interativa.

O museu possui três pavimentos e diversas salas. A primeira, batizada de 'Grande Área' é repleta de quadros com objetos que lembram o futebol, como cartazes, jogos de botão, flâmulas e outros apetrechos. Logo depois, subindo uma escada rolante, o craque Pelé te dá as boas vindas, em inglês, espanhol e português.


Como eu disse, tem muita coisa interativa neste museu, e também muitas salas escuras, com obras digitais, o que eu acho super legal. Mas o problema é fotografar bem. A foto sai um pouco ruinzinha, mas eu me esforcei!

A sala 'Anjos Barrocos' apresenta projeções de 25 jogadores que fizeram história no futebol brasileiro. São telas gigantes suspensas. As imagens tem um tom azulado para remeter a algo celestial. É muito bonito, viu!


Para relembrar momentos marcantes das narrações de gols importantes, existem estruturas onde você pode escolher o vídeo que quer assistir, optando pelo narrador e pela jogada. É exibido um breve depoimento da pessoa e em seguida, o gol. São 26 vídeos ao total.


Uma das salas mais impressionantes do museu é a 'Exaltação', que fica por dentro da arquibancada, e o visitante sente a vibração da torcida através dos telões gigantes. Parece mesmo que você está no meio da multidão! São mais de 30 cantos e gritos de incentivo das mais famosas torcidas de clubes de futebol do país. (Dessa sala eu não consegui fazer foto, pois é super escuro!)


Com um ar de antiga, a sala 'Origens', narra a história que começa com Charles Miller, considerado o 'pai' do futebol e do rugby no Brasil. Ela é cheia de quadros lindos, com fotos antigas, e molduras douradas, alguns quadros giram.


Depois você segue para um espaço menor, onde os visitantes entram em pequenos grupos, para sentir o clima angustiante e as batidas do coração de um jogador. Na sala 'Rito de Passagem', você confere a derrota da seleção brasileira para o Uruguai, no final da Copa de 1950 no Maracanã. É como se você estivesse em campo!


Essa próxima sala é outra que eu gostei bastante! Você encontra centenas de monitores separados pelos anos das copas do mundo. Em cada monitor conta um pouco dos acontecimentos daquela época, mostrando as conquistas e as derrotas da seleção brasileira.




Depois de ver cada telinha e relembrar fatos marcantes do passado, você encontra outros monitores suspensos com letreiros sobre a dupla de craques Pelé e Garrincha.


Para quem gosta de curiosidades sobre o futebol, tem que passar por essa próxima sala. Aqui, você encontra números, fatos importantes, chuteiras e bolas antigas, vários vídeos sobre 'pelada', futsal e futebol feminino. Um verdadeiro almanaque que parece um labirinto entre muitos e muitos pôsteres gigantes.



É muita interatividade no Museu do Futebol. As crianças piram e os adultos fanáticos também. Além de ouvir os gols, sentir a vibração da arquibancada, conhecer as rádios antigas, você pode até jogar pebolim e dar um chute a um gol real ou virtual.


E para finalizar o passeio, você pode ir até o campo ver de pertinho como é por lá. Ah, ainda tem uma lojinha de artigos de futebol dentro do estádio.




Top! Vale a pena conhecer, mesmo se você nem curte tanto futebol. :)

Museu do Futebol
Local: Estádio do Pacaembú
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Horários: terça a sexta, das 9h às 16h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 9 (inteira); R$ 4,50 (meia)
Saiba mais: www.museudofutebol.org.br



4 comentários

  1. Oiiiiiii
    TUDO QUE HÁ esse passeio!
    Sou louca pra visitar o Museu do Futebol!
    Adorei as fotos!!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. fe, vc acredita que eu ainda nao conheço o museu do futebol, e olha que eu tbm trabalho num museu da SEC, msm orgao que gere eles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Super adorei conhecer o Museu do Futebol também, amo futebol (na verdade meu Palmeiras), mas vale super apena a visita principalmente neste estádio!

    Beijos
    Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade