7 dicas para quem quer ter um gato

quinta-feira, agosto 14, 2014

Como muitos já sabem, tenho 8 gatos, e vivo falando isso para todo mundo. Gatos são companheiros e tanto! Vale muito a pena adotar um bichano. Conheço gente que não gostava e se apaixonou depois de ter um. Hoje trago 7 dicas para quem quer ter um gato. Vem ver!


1. Espaço
Gatos precisam de espaço, mas não tanto quanto os cachorros que são mais ativos. Se você mora num apartamento pequeno, um ou dois gatinhos são perfeitos para o espaço. Mas se você mora num lugar maior (um apê maior, uma casa com área) aí pode abusar um pouco. Aqui o quintal é mais que suficiente, daria para ter mais gatos (hehehe), mas estamos satisfeitos. Eles também gostam de brincar, subir nas coisas, correr, pular pra lá e pra cá, é bom exercitar também. No apê, ele vai provavelmente correr pelo corredor, subir na sua estante, no armário, na mesa, no parapeito da janela. Se você tiver um espaço legal nas paredes, dá até para fazer uma estrutura assim ó para eles brincarem.

2. Brinquedos para gatos
Além dessa estrutura que falei no tópico acima, os gatos adoram brinquedos que fazem barulho. Dê bolinhas de metal, de papel, aquelas que pulam, alguma coisa que faça barulho amarrada num barbante. Eles gostam de entrar nas coisas também: dê uma caixa de papelão ou de sapato mesmo e observe. Depois essa caixa vai servir também para afiar as unhas. Além disso, você pode ter um tronquinho de madeira que também serve para afiar as unhas. Sempre fique atento para o tamanho dos brinquedos, nada muito miudinho, você não quer ver seu gato engasgado.


3. Alimentação saudável e de qualidade
Meu pai é o "dono da chave do armário da comida". Ele é o principal responsável por alimentar a galera aqui. Por isso, resolvi "entrevistá-lo" para saber direitinho sobre a ração que compramos para eles. São mais de 15 anos com gatos e já compramos diversas rações, também por orientação do veterinário. Não quero gongar marca nenhuma, mas já compramos Whiskas, Gatsy e Cat Chow, e com essas três alguns deles tiveram problemas renais. Hoje compramos Royal Canin Premium para gatos e por enquanto estamos dando a de filhote para Dorinha. É uma ração mais cara, com certeza, mas o que vale é a saúde dos meus queridos. E outra, para quem não conhece, existe uma outra ração que já foi receitada pelo vet, a ProPlan Urinary para quando eles tiveram o problema de urina. Cada gato se comporta de um jeito com a ração, as três primeiras citadas podem ser que sejam boas para seu gatinho, mas é sempre bom ficar de olho na saúde deles. Quanto à frequência: três vezes ao dia a ração é colocada (manhã, hora do almoço e tarde). Mas eles nunca comem tudo. Gato come o dia inteiro: ao longo do dia ele sempre vai "bicar" um pouquinho.
Nada de comprar ração a granel: elas ficam expostas e ainda há risco de contaminação por seres indesejados como ratos e baratas (argh!).

4. Água sempre fresca
Temos potinhos de água espalhados pela casa em locais bem tranquilos, mas também na área de fora. Os gatos precisam se hidratar bastante e sempre estão bebendo água.

5. Higiene: banho e sujeirinha
Os gatos são animais limpos. Eles mesmos se limpam toda santa hora. É claro, que se você morar numa casa com quintal, a patinha rosinha do seu bichano não vai ser mais rosinha, e sim cinzinha. Você pode dar banho no seu gato (de vez em quando tá!). Não é necessário dar banho toda hora, como eu falei, eles mesmo se limpam. Mas, se precisar tratar algum problema dermatológico, pulgas, ou ainda se ele deu um rolê por aí, um banho é bom! É uma tarefa não muito fácil, dependendo da personalidade dele. Aqui, damos banho neles mais no verão. Mas é assim, um banho. Os gatos (geralmente) fazem suas necessidades nos locais certos, vez ou outra pode ser que eles errem o lugar, mas com o tempo vão acostumando. Você pode usar aquela areia própria para gatos ou mesmo jornalzinho. Aqui já usamos a areia, mas hoje em dia usamos somente o jornal, que é mais prático e barato.


6. Castração
Todos os meus queridos são castrados, com exceção da Dora (mas já estamos vendo à respeito). A castração ou esterilização evita as crias indesejadas, assim como a superpopulação de gatos. Geralmente, quando a gata fica gravidinha, podem nascer até uns 8 gatinhos, e isso pode acarretar o abandono dos bichinhos. Tem gente muito malvada que larga filhotes por aí. A castração é um processo bem simples e rápido e tem várias vantagens: qualidade e o tempo de vida do gato aumenta, podendo viver cerca de 18 anos (tenho uma que vai fazer 17!), evita complicações que podem ocorrer no cio, deixa eles mais tranquilos, diminui a necessidade de explorar, de sair de casa, marcar território, brigar.

7. Adote! 
Adotar animais é um ato muito lindo. Todos os meus são adotados, com exceção da Bolinha que é filha da Pepita (meu anjo). Existem várias ONGs de animais, e sempre tem alguém no Facebook doando gatinhos também. O site Adote um Gatinho está cheio de lindos esperando um lar. Aqui em Santos, sempre tem uma feira de adoção de gatos e cachorros no Gonzaga, perto do Mc Donald's. Vale a pena conferir! E também a AT Revista (que vem no Jornal A Tribuna) tem um seção especial para adoção.


Gatos são super companheiros! E aí? Vamos adotar?
Bjs.



39 comentários

  1. mt legal o post fe! assim que eu me mudar pra morar só quero ter um gato! é um desejo antigo,mas minha mae nao gosta :/

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pensa que sua mamis não gosta de gatinios... Mas espero que consiga ter o seu ainda. ^^

      Excluir
  2. Amei a postagem! Sou suspeita pra falar, afinal amo meus cinco gatinhos. Lá em casa coloquei três prateleiras numa parede, de forma que eles pudessem pular de uma pra outra, eles adoraram, ainda mais que uma delas fica na parde da janela, ai ficam só na fofoca, também tenho uma casinha com arranhador, e uma toca, fora zilhões de brinquedos.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que demais!!! Queria ver um dia. ^^ Deve ser super divertido pra eles.

      Excluir
  3. Na verdade não gosto muito de gatos (a gente não se dá bem), mas eu tenho um cachorrinho que eu amo muito *-*

    http://www.fazendoamodamoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ADOTE-ADOTE-ADOTE!
    Tanto bichinho precisando de um lar e tem gente comprando ao invés de adotar, como se uma vida tivesse preço!
    Adoro gatinhos e só não tenho por falta de espaço e porque o Marley é extremamente ciumento! hehe...
    Mas tive uma gatinha quando morava com meus pais e morro de saudades dela, já faz alguns anos que ela nos deixou! :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, adotar é um ato muito lindo e tem muitos bichinhos precisando de um lar. Mas e aqueles que ficam mofando na vitrine? Sou contra a pagar por bichos, mas fico pensando neles, por serem tão caros, às vezes ficam um bom tempo lá esperando uma casa. Mas enfim, espero que pelo menos as pessoas ricas fiquem com eles. :)

      Excluir
  5. Muito boa a postagem ! Acho que serve não somente para gatos mas para cachorros também...acho que o espaço depende também da quantidade de bichinhos que se tem dentro de casa...eu gosto de gatos, mas tenho acho que alguma laergia, pq começo a espirrar demais...meu marido também...no momento to sem nenhum bichinho de estimação.
    beijos
    http://unhasdavivii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem alergia é bom nem ter... Infelizmente. :/ Tenho uma conhecida que não pode nem entrar aqui em casa...

      Excluir
  6. Eu tenho uma chaninha, o único problema dela é pra sair de casa e dar banho: ela morre de medo! E não deixa de jeito nenhum. A vacinação que é uma vez por ano e o posto em frente de casa, é uma luta por aqui, ela faz um escândalo e quando vamos ao veterinário temos que dar calmante e trancar no carrinho de feira. Dá dó e todo mundo fica olhando pra gente (porque sozinha não dá!) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns também que morrem de medo para ir ao vet, e quando entram na casinha para entrar no carro, meu Deus, é uma miadeira danada. Dá uma dó...

      Excluir
  7. Ai, vou confessar que gosto mais de cachorros! Acho os gatinhos lindos, mas para ter em casa, prefiro os dogs! bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, eu adoro gatinhos sao super fofos!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  9. Eu amo muito gatos, sempre tive vários em casa também , mas depois que casei não tive mais, agora tenho duas calopsitas. Minha filha é doida para ter uma gato tbm, quem sabe um dia. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tenho muitos parentes que tem gato, mas eu tenho preferencia por cães, tenho 3 meninas lindas, que eu amo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi amada, eu e o love estamos doidinhos pra adotar um gatinho, nunca pensamos em comprar pois aqui em curitiba sempre tem um monte pra adoção que chega dar dó, mas a gente tem medo de ir viajar e ter de deixar ele sozinho essas coisas sabe. beijinhos.

    http://www.atitudedabeleza.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são super independentes, se for uma viagem curta, é só deixar comida o suficiente e banheirinho também. Mas se for viagem longa, tem que ter alguém pra tomar conta. ;)

      Excluir
  12. Adoro gatos mas não posso ter por causa da minha alergia.

    bjs.
    Bárbara - babu
    www.beautybybabu.blogspot.com a

    ResponderExcluir
  13. Uma época tivemos 12 gatos em casa.. Acredita??
    Agora tem uns 4 no quintal, mas não é aquele amor mais.. Depois que eles começam a morrer e a gente sofre a gente vai criando um bloqueio..
    Mas a gente acha muito fofo, mas pra ter mesmo, não queremos mais..
    Mas as dicas são ótimas pra quem quer ter um bichinho..
    beeejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala nisso... Ainda não caiu minha ficha que minha Pepita não tá mais aqui... Mas é assim mesmo, né? Eles sempre vão antes da gente. :(

      Excluir
  14. É bom que economiza no banho...
    Tenho só uma cachorrinha, e ela tem que tomar banho tooooda semana, mesmo tendo o pelo curto. E as sujeiras ela não faz no apartamento, saímos com ela 3x por dia!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  15. ahhh que lindos...se eu te falo que tenho 17 gatos? hahahahh
    sendo que 02 sao para adocoes? eu adoro gatos..peego da rua..cuido e depois coloco para adocao..o problema e que alguns eu me apaixono..e acabo ficando..tenho gatos cegos..sem pata..manco..hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que incrível!!! Fiquei super feliz com o que você faz, é raro a gente encontrar gente assim. Parabéns. ;)

      Excluir
  16. Eii, muito lindo seus gatos. Moro em república estudantil, e só morei com meninas loucas por gatos e acabei me apaixonando também. Bom fim de semana. Beijinho.

    ResponderExcluir
  17. Ai, gente. A internet precisa de mais posts assim!

    Eu quero MUITO adotar um, mas moro em apartamento e minha janela é ENORME (daquelas que vai do teto ao chão) e não sei como eu faço. Como eu colocaria aquela grade, já que eu não tenho varanda lá fora? E eu trabalho o dia inteiro, será que ele ficaria muito sozinho?

    E outra coisa que me mata de preocupação: E se ele se enfiar atrás de um móvel, algum canto estreito ou coisa assim e ficar preso? E se eu não estiver lá pra acudir?

    Por favor continue sempre com esses posts sobre seus gatinhos! <3

    Beijão! :***

    ResponderExcluir
  18. Eu não tenho gatinhos, só um cachorro, mas adorei suas dicas!! As vezes as pessoas pegam ou comprarm um animal e nem se preocupam, mas temos que lembrar que eles tem necessidades especiais.

    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gatos são lindos, mas me desculpem, meu coração são dos dogs <3
    Mas... O primeiro presente que eu dei pro meu namorado, foi uma gata (Penélope). Ela já vai fazer 6 anos, dei ela no 1 dia dos namorados que estávamos juntos HAHAHAH Na casa dele todo mundo trata ela como rainha, ela que manda no barraco!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu acho gatos lindos, mas tenho muita aflição deles não me leve a mal =( meus pais e meu namorado adoram gatos e eu acho eles maravilhosos mas não sei tenho a impressão de que eles vão me arranhar toda =(
    Beijos <3
    http://www.andressalara.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Feufa!
    Eu tenho um gato! Na verdade quando casei meu marido já tinha um gato adotado. Adorei as suas dicas, estão todas super certas! Aqui em casa damos a ração Golden para gatos castrados.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  22. Oi Feufa! Tenhos dois gatos em uma apartamento de 55 metros quadrados, eu era mais apaixonada por cães, mas depois que adotei eles percebi que são tão carinhosos quanto cães, não consigo mais imaginar minha vida sem eles. Os meus comem a Golden para gatos castrados. Até hoje não tive problemas. Adorei suas dicas, todas certíssimas!
    Beijos
    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus, seus gatos são liiiindos! Eu adoro gatinhos e tenho muita vontade de ter um. Mas meus pais não gostam muito de bichos, então tenho que esperar pra ter um quando eu morar sozinha. Obrigada pelas dicas!
    Vi seu blog no Rotaroots :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade