Internet Old School

segunda-feira, setembro 01, 2014

Em agosto, eu respondi um teste do Buzzfeed sobre internet. A pergunta era a seguinte: "Quanto você fez parte da história da internet no Brasil?". Eu comecei a usar internet com uns 11 ou 12 anos, quando ganhei meu primeiro computador. E, creio que como vocês, conectava só após à meia noite com aquele barulhinho nostálgico da internet discada. Do teste, eu marquei 27 de 50 itens. Se você quiser fazer também, clique aqui.

Resolvi trazer esse tema aqui pro Feufolândia e lembrar com vocês algumas coisas dessa internet old school que fiz parte. Não vou colocar todas as 27 porque são muitas e ficaria um post muito longo.


Que Google o quê! Cadê rocks! As buscas na internet eram feitas no Cadê?, que agora virou o Yahoo Search. Foi o primeiro buscador brasileiro, fundado em 1995. Se você digitar www.cade.com.br já redireciona para o Yahoo.



E o ICQ? Você também usou? Eu usei bastante, comecei a conversar com meu namorado através do ICQ, depois que veio o MSN. Lembro até hoje do meu número: 223237355. E o mais legal é que o ICQ voltou. Tem até para celular. Eu já tenho e converso com algumas meninas do grupo Rotaroots. Super legal, tem figurinhas, dá para formar grupo e o número continuou o mesmo. \o/



Ainda antes do ICQ, tinha o Bate Papo Uol. E era MEGA disputado. As salas mais legais ficavam sempre cheias. Eu me encontrava direto com algumas amigas da escola e às vezes era super difícil de achá-las, ou porque passavam o nickname errado, ou porque entravam na sala errada ou porque eu entrava na sala, ela ficava cheia e não dava mais para elas entrarem. Ufa! Era difícil. E também tinham as "salas proibidas" que a gente sempre xeretava e fingia a idade. hehehehe



As músicas que eu escutava no computador eram baixadas no Kazaa. Quem usou o programa também? Pior era quando a música vinha "bixada", com um barulho estranho de ET, ou não vinha nada ou vinha outra música nada a ver. Que raiva! A internet era lenta demais, demorava séculos para baixar uma música e ela ainda vinha zoada. Haja paciência. Também usei o eMule e o Shareaza mais tarde.



Para acessar a internet era necessário ter um discador instalado no computador. Tinham vários: iBest, IG, iTelefonica, Oi, Terra, Uol. Eu lembro de ter usado os gratuitos iBest, IG e iTelefonica. A conta da IG minha mãe usa até hoje. E como eu falei lá em cima, o mais legal era o barulhinho da internet discada. Esperávamos até a meia noite do dia de semana para conectar ou no final de semana no sábado depois das duas horas da tarde e de domingo podia ficar o dia inteiro online. Pior que o telefone ficava mudo e sempre que alguém quisesse usar tinha que desconectar a internet. Ahhhhh... E o download no meio do caminho?



Quando o assunto era humor, os sites mais acessados eram Humortadela, Bacaninha e depois veio o Charges, que continua até hoje com as famosas piadinhas de Mauricio Ricardo. Os dois primeiros eram repletos de piadas animadas, que pareciam slides com gifs animados. A gente podia mandar para as pessoas por e-mail também. O Humortadela continua, mas o Bacaninha não existe mais.



Meu primeiro fotolog foi no Flogão. E não consigo mais encontrar o endereço, acho que foi deletado faz tempo. Mas não era tão legal quanto o Fotolog.net. Lembra? Era uma briga para ter uma conta lá com a internet discada. Quando chegava meia noite, corria pro site para tentar criar a conta, mas nunca conseguia devido a lerdeza da conexão. O site era muito acessado a essa hora. Uma amiga que conseguiu fazer pra mim. E quem era Gold? Se não me engano, tinha direito a comentários ilimitados, mais de uma foto por dia e algumas outras regalias. Fui ter uma conta Gold depois de muito tempo quando abriu para comprar pelo crédito do celular, porque antes era só em dólar. Muitas bandas, como CPM 22, Dead Fish, Forfun, divulgavam a agenda de shows no fotolog.



E por fim, mas não menos importante, o Orkut, que está com seus dias contados. Para ter uma conta na rede social mais famosa do Brasil (naquela época) era preciso ter um convite. Se não me engano, entrei com convite, mas não faço ideia de quem. Participava de diversas comunidades, tinha aquela Discografias, a comunidade perfeita com milhares de álbuns para baixar, lembro também dos depoimentos, scraps, 100% legal, sexy e confiável, álbuns com apenas 12 fotos, e tantas outras coisas que vão deixar saudades, porque o Orkut vai nos largar oficialmente no dia 30 de setembro. ~ai ai~ =')


Também usei um pouquinho do mIRC, tive ZipMail, BOL, SOL (SBT Online), recebi as fotos do Tourist Guy e suas respectivas montagens, tentei fazer site com HPG e Kit.Net, instalei o AOL, tive blog no Weblogger... Enfim, muitas coisas.

E vocês, o que mais lembram da internet old school?
Bjs.



49 comentários

  1. Nossa, voltei no tempo...rs adorei!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hahaha eu tinha que responder antes de vir aqui comentar né?... Eu fiz 39 de 50.... #MacacaDaNet hahaha.... Ri muito com esse post pois me via em cada parte dele.. #ADOROOO
    bjk
    Wiccas

    ResponderExcluir
  3. Nossa nem parece a mesma coisa, né? Eu também só entrava na internet de domingo e ela vivia caindo! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, quando caía a conexão era horrível, pior se tivesse download...

      Excluir
  4. eu respondi rs, fiz 22/50 ...post ótimo Fe..eu lembro muito disso...entrava na net após a meia noite..tinha icq (mas não lembro o número nuncaa).. falei com meu atual marido na época por msn hahahah...muito bom !!!
    beijos
    Vivi Blog Maria Preguiça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah que legal. :) eu comecei a falar com o Paulo pelo ICQ, mas a gente estudava na mesma escola. :P

      Excluir
  5. Gente! Qto tempo que eu uso a internet?! Nossa, faz tempo! Bateu uma saudade do ICQ! kkk bjs

    ResponderExcluir
  6. Nostalgia total! Eu usava o discador IG, na verdade usei até uns dois anos atrás quando a minha banda larga da praia não estava funcionando. Também tive fotolog, adorava!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Noooosa, eu apanhava tanto do ICQ, hahahahahaha!

    Bjos, linda.

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha no começo eu também apanhei bastante. Quando me perguntavam no bate papo da uol se eu tinha ICQ, eu mal sabia do que se tratava. :P

      Excluir
  8. No meu passado tem muito MSN, Bate papo da Uol e Orkut! hehehe
    Caraca, o tempo voa!
    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voa mesmo, May... Mas não dá para voltar atrás. :( Só que ainda bem que a internet melhorou, né? Em questão de tecnologia. hahahaha

      Excluir
  9. Ahhhh esqueci, tive fotolog por um tempão também! hehe....

    ResponderExcluir
  10. Oi amada lembro muito do icq, rsrs mas só acredita, na minha cidade como era muito pquena demorou muito pra chegar internet, tem tinha era luxo, beijinhos

    http://www.atitudedabeleza.com/

    ResponderExcluir
  11. Bate papo Uol ♥. ahahahahahaha... e o Orkut, gente... que saudades! Dessa lista só não usei o ICQ, mas de resto... hehe

    http://juponesa.com/

    ResponderExcluir
  12. Ganhei meu primeiro computador já na época do Orkut, mas me lembro que eu acessava o Humortadela e ficava jogando no Click Jogos da Uol. ><

    Beijos & Hugs,
    | Blog Soqnunca |

    ResponderExcluir
  13. Caraca viajei agora, Ibest, Orkut, ICQ... saudades!

    ResponderExcluir
  14. HAHAHA, nossa fe, bate papo do uol, icq, foram minha vida por mts anos passados, rsrs

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Gente, lembro que quando eu tinha lá meus 7,8 anos, eu usava muito as salas de Bate Papo da Uol, tá que muita gente acha que é mais pra relacionamento etc, mas eu e meus amigos usávamos muito para conversar entre si, aí depois que o messenger permitiu criar grupos no msn, orkut era a minha felicidade. Sobre esse tal de cadê? Tinha outra ferramente de busca, que agora não me recordo o nome, mas que sei que não existe mais :C

    Beijos, Laris
    www.bloglarissaaoavesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversei bastante com amigas... Depois o MSN foi super legal mesmo, o ICQ morreu na época.

      Excluir
  16. Ai que loucura era o bate papo, cheguei a marcar até encontro por lá, louca eu...rsrsrs.

    E agradeço ao orkut o marido que tenho hj....kkkk...conhecia meu marido desde a época da escola, mas ele me achou no orkut depois que nos formamos no colegial rsrsrs.

    Bjs.
    Bárbara - Babu
    www.beautybybabu.com.br
    https://www.facebook.com/pages/BeautyByBabu/258360694209321?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahiuhaiuha que doida. Eu morria de medo do bate papo tbm, tinha uns caras muito estranhos com nicks estranhos :p

      Excluir
  17. Muito legal! rs
    Lembro q usava esse discador do IG rs
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu sou dessa época também... Não usava a Net discada por que nem PC eu tinha, eu usava na casa das minhas colegas... e achava um saco quando precisava ligar para elas e o tel dava ocupado pois estavam usando a net... hahahah não tinha ICQ por que não fazia a menor ideia do que era ou como funcionava... Tão pouco usava o Kasaa por que falavam que pegava muito vírus... o bate papo Uol foi o que mais usei, conhecia muita gente la viu... kkkk
    Ai veio o Orkut e as redes sociais de hoje... mas antigamente era muito mais legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu não tinha pc, ia na casa da minha tia e morria de vergonha para perguntar se podia usar o computador dela. :P

      Excluir
  19. ICQ, Bate Papo da UOL e Fotolog eu era viciada rsrs!!!! Saudade dessa época rs!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Genteee, que loucura esse post hahahaha IG o discador de internet? depois da meia noite? kkkkk aquele barulho horrível do modem ao conectar parece em gato morrendo dentro de uma panela de pressão kkkkkkk são sinto saudades de nada kkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. ooooôuuu

    me bateuuu uma saudade do meu ICQ, omggggggggggg!!!!!!!! <3

    beijocas
    http://www.blablablacarol.com/

    ResponderExcluir
  22. Mas geeeente, que nostalgia! Lembro disso tudo!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  23. Eu fiz esse teste e amei lembrar algumas coisas, mas tinha muita coisa que eu nao cheguei a conhecer, rs.
    www.saltoquinze.com.br

    ResponderExcluir
  24. Geeeeente, que legal..
    ICQ a gente nunca usou, nem nunca entendeu como funcionava kkkkk, mas o tal do Flogão hahahha. Até hoje tem as fotos lá ! Affff
    Beeejos

    ResponderExcluir
  25. Fotolog eu amava. Tinha 5 e atualiza todos, todo santo dia.
    Orkut, discador da telefonica e bate papo também fizeram parte dos meus 12 anos. rs
    Beijos, www.femininetaste.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Feufa!
    Nossa voltei no tempo! Eu trabalhei no chat do MSN Brasil!! Ah bateu uma saudade! O orkut eu recebi convite logo no começo e nem sabia para que servia! hahahahahaha
    Pq paramos de usar o cadê? O yahoo comprou né? E eu adorava jogar stop no bacaninha!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  27. Nossa viajei no tempo lendo esse post, sim com certeza eu conectava após a meia noite kkkkkkkkkk. Muito bacana. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Uauuuu que post bacana! Eu fico tao emocionada! Lembro de tudo, tudinho que vc postou ! Época boa né? Hoje em dia a gente não entra mais na internet, já ficamos conectados o dia todo né? Eu comecei com internet em 2000.Época que blogs começaram a nascer.Ai ai...saudades!!!
    http://www.byvany.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade