Pinhão: a melhor coisa das festas juninas

terça-feira, junho 16, 2015

Em relação à comida, tem duas épocas do ano que eu sempre aguardo ansiosamente, que é a Páscoa, já que eu sou louca por chocolate e as festas juninas, que é quando eu como pinhão até me acabar.

Pinhões ainda na pinha

Talvez pinhão seja uma das minhas comidas favoritas, fica ali entre arroz com ovo frito e chocolate. Mas, tenho que me contentar com os poucos pinhões que vêm aqui para a região da baixada santista, muitas vezes com bichinhos, meio podres e muito machucados. Haja saco para escolher, e meu pai faz isso muito bem!

O Wikipedia vai me ajudar um pouquinho aqui para dizer para vocês que o pinhão se forma dentro da pinha, e geralmente designa as sementes das araucárias, as lindas árvores que são fáceis de encontrar na região sul. Mas fiquei sabendo pelo Wikipedia também que em algumas partes da região sudeste é possível encontrar araucárias.

Na última vez que estive em Curitiba, PR, vi muitos pinhões no chão!!! Sim, como se fosse uma cuca que encontramos a cada 2 passos aqui em Santos e São Vicente. Fazendo um ps. aqui: a cuca é uma bolinha (fruta) que cai do chapéu-de-sol, árvore bem comum nas orlas das praias daqui. E as cucas caem a qualquer hora, acabam com a lataria do carro e até com sua cabeça.

Minha mãe tem uma amiga que mora em Cascavel, PR, e ano passado ela nos enviou mais de 5kg de pinhão pelos correios. TIPO?!? Imagina a minha felicidade em comer pinhão até dizer chega? Na verdade eu nunca digo chega para pinhões. Meu, que presente maravilhoso. Essa pessoa vai para o céu, sem dúvidas. 

Andei vendo na feirinha do mercadinho perto de casa a parte dos pinhões. E estavam eles lá, coitados, esbranquiçadinhos, feinhos... Por que? Por que os pinhões que vem para cá são tão feinhos assim?
Pinhões do mercado aqui perto de casa 

Meu pai vive falando que eu devia ter feito uma bela compra de pinhões quando fui a Curitiba pela última vez. Juro que eu até pensei, só que ia ficar muito ruim de carregar a sacola, estávamos indo pra lá e pra cá toda hora de a pé, de ônibus, não ia ser legal carregar mais de 5kg de pinhão, porque eu ia querer trazer no mínimo isso para São Vicente.

Ainda não compramos pinhões aqui. Só andamos vendo de longe nas feiras dos mercados. E como eu disse, está daquele jeito, bem feio. Meu pai sempre fala que não vai comprar porque está sempre desse jeito, eis que de repente entro em casa e sinto o cheirinho do pinhão sendo cozido, nossa, felicidade extrema!

Meu hobby favorito no inverno é: comer pinhão, enrolada numa coberta, sentada no sofá e assistindo televisão. Não tem preço. Ah, e claro descascá-lo na "unha", porque essa é a parte mais legal do ritual.

Desculpe pelo textão, mas é que é muito amor mesmo. :)

Bjs.


Este post é um dos temas sugeridos pelo Rotaroots.



8 comentários

  1. eu acho que nunca comi pinhao acredita! nem pra saber se eu gosto ou nao! hehe se minha familia comprar vou experimentar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eba! Alguém compartilha tanto amor por pinhão quanto eu. Tem coisa mais gostosa? Eu amo <3

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo muito também, Amanda... meu pai comprou e estou comendo agora mesmo :)

      Excluir
  3. Olá Fernanda! Eu moro em SC, com família na serra. Então sempre tenho pinhão (e congelo muito pra ter até no verão). Mas saiba que até pra gente, tem anos, que o pinhão é bem difícil de conseguir. Minha sogra mora num condomínio com grande área verde e tem anos que fazemos a festa catando pinhão! E o prato mais gostoso de se fazer com pinhão é paçoca de pinhão, uma delícia!

    Um beijo grande!
    Grazy
    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, boa ideia essa de congelar... vou até falar pro meu pai hahaha

      Bjs.

      Excluir
  4. Que lindo! eu sou de Curitiba, então pinhão sempre rola aqui em casa. Mesmo quando não é junho =P hehe! bjks!

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade