O Orkut está com os dias contados

quarta-feira, julho 02, 2014


O assunto mais falado dos últimos dois dias é o fim do Orkut. Sim, se você ainda não sabe, o Orkut está com os dias contados.Você ainda está lá? Usa de verdade ou sua conta está lá sozinha, com a caixa de scraps lotada de spam?


O Orkut fez parte da minha vida. Entrei na rede social dominada por brasileiros na época que ainda precisávamos de convite. E fui muito feliz lá. Já... Já deletei minha conta. Deletei na época que criei o blog, se não me engano. O Face já estava tinindo e o Orkut morrendo aos pouquinhos. 

Orkut Buyukkokten, o fundador. - Foto: Reprodução/Facebook

Teve época que eu queria ter o maior número possível de scraps, milhares de amigos, depoimentos mil e muitas comunidades. Depois veio uma fase "hipster emo" que o legal era apagar os scraps para ninguém fuçar a sua vida, ter depoimentos só dos amigos mais íntimos, adicionar amigos que você realmente conhecia e participar de comunidades que agregassem alguma coisa. Não era assim? As fotos do álbum, além de privadas, eram só as melhores, claro. Acho que isso era um sintoma de que o Orkut já não fazia mais parte de mim e eu precisava migrar para o Facebook, onde tudo era mais cool. Por exemplo, usamos nosso nome lá: Fernanda Maciel. No orkut era tipo assim: 
゚・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。Fe®ñɑñƉ@・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。 Por que, meu Deus? Só que é mentira, né? Porque além de ter todos esses caracteres especiais difíceis de conseguir entender, era um apelido.

O fato é que foi uma fase ótima que, assim como o MSN, nós já estamos sentindo saudades. Uma das minhas comunidades favoritas era a "Discografias". Alguém lembra? Fiz muitos CDs baixando os álbuns por lá, através do Megaupload. Era fácil e a comunidade era a mais organizada do mundo. Outra que eu passava horas era a "Eu Amo Meu Namorado - EAMN". Tinha tópico de tudo: sobre namorado, sobre namorada, sobre traição, sobre curiosidades, sobre consultas médicas e muitos barracos com os perfis fakes. Eu não participava de nenhum, tá? hahaha Só ficava na janelinha do bonde espiando.
Olhando o print abaixo, lembrei que passava um bom tempo também na "Presentes Originais" buscando ideias diferentes para dar de presente para meu namorado.


O legal do Orkut era o sistema de fórum nas comunidades que se tivesse uma moderação legal ficava super organizada e era fácil se achar num tópico. O Facebook já não tem essa coisa de fórum, mas a galera consegue se virar com os grupos.

Minha mãe é super antenada na internet e ainda está no Orkut (ela também tem perfil no Facebook). E ficou MEGA triste com a notícia do fim da rede. Ela faz parte de uma comunidade sobre os anos 70 e para vocês terem uma ideia de como leva a sério, até participou de encontros, quer dizer, Orkontros, com a galera da comunidade, além de realizar diversos amigos secretos online. Fez amizades incríveis por lá, de trocar telefone e endereço! Também encontrou muitas pessoas da época de escola dela nas diversas comunidades de colégios: "Turma de 1972, alguém aí?", tipo isso, sabe? O Orkut uniu as pessoas e fez com que pessoas que não se viam há anos, se encontrarem novamente.

Enquanto o MSN conectava, o Orkut era o primeiro site que eu abria... Como já disse, apaguei minha conta faz um tempão, mas com toda essa nostalgia vindo à tona, bate aquela saudade, né, principalmente da época de escola, adolescência, começo de namoro, tudo bom demais!

O youPIX tem diversos posts que valem a pena dar uma olhada para gargalhar e matar a saudade das pérolas do Facebook. Eu não fui da era Buddypoke e Colheita Feliz, mas lembro muito bem do menino Evandrim, da Katilce Miranda, que beijou o Bono do U2, das mensagens de Sorte do Dia, de ser 100% sexy, da função visitantes recentes que a galera odiava/amava e dos gifs lindos e animados que corriam soltos nos scraps.



Dia 30 de setembro a rede será extinta, segundo o próprio Orkut, as comunidades públicas farão parte de uma espécie de museu da internet, elas estarão lá visíveis, mas não poderão ser editadas. Acho legal essa ideia!

E aí, do que mais você sente saudade no Orkut?



3 comentários

  1. nossa, o orkut era demais! lembro das comunidades, da colheita feliz, tantos momentos! haha RIP orkut!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Eu usei muito pouco o orkut
    não vou sentir falta rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahh fiquei sabendo hoje, qdo entrei na minha conta, já passei todas as minhas foto pro pc. Sinto falata das comunidades, depoimentos que deixava-nos pro amigos era bem legal!
    beijos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em "Notifique-me" para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Facebook

Flickr