Viagem: Salvador/BA - Pelourinho

terça-feira, julho 15, 2014

Nas minhas últimas férias, viajei para alguns lugares no Brasil. Fiz um mini cruzeiro passando por Búzios e Ilhabela (Partes: 1, 2, 3, 4, 5), fui a Curitiba e também para Imbassaí, na Bahia, e nessa ocasião, fizemos um passeio até o Pelourinho, em Salvador.

No resort que ficamos hospedados existe uma área para excursões e passeios pela Bahia. Optamos por fazer no penúltimo dia um passeio até o centro histórico de Salvador, o Pelourinho. É rápido, mas bem agradável e ótimo para turistas de primeira viagem, pois conta com um ônibus bem legal e confortável da CVC, guia e ótimas dicas de restaurantes e lojas para conhecermos por lá.

Estava combinado de parar apenas no Pelourinho e no Mercado Modelo. Então passamos de ônibus por vários outros pontos turísticos de Salvador: a Arena Fonte Nova, o Dique do Tororó, passamos também pela orla da Baía de Todos os Santos e Elevador Lacerda.


O Dique do Tororó, que fica bem próximo à Arena Fonte Nova, é um lago tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui esculturas dos orixás do candomblé. As fotos foram feitas de dentro do ônibus e não ficaram muito boas. Mas dá para ver de longe as lindas esculturas.






A Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil. Gente, é uma coisa de louco, mesmo vendo de dentro do ônibus. Quando o ônibus estava subindo as ladeiras lá, dava para ver a imensidão que é aquilo. E mais, apesar de todo o tráfego de barcos, lanchas, iates, navios e afins, as águas são limpas e próprias para banho, assim disse o guia que é de Porto Seguro, mas ama Salvador de paixão.



Passamos pelo Elevador Lacerda, na parte alta e baixa, mas só deu para fotografar legal na parte alta. Não deu para parar e visitar devido a fila, iria atrasar o passeio, e Salvador estava um caos por causa do trânsito e obras para a Copa do Mundo. Ele é o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, sendo então o primeiro meio de transporte entre as duas partes da cidade. Para visitar, basta desembolsar a quantia de R$ 0,15 por pessoa.



Chegando ao Pelourinho, o clima é super legal. Eu adoro esses lugarzinhos históricos, com casinhas coloridas e muitas igrejinhas. E lá tem MUITA igreja, pra todo lado que você olhe, praticamente em cada esquina. Muitos grupos de turistas com seus guias e muito, mas MUITO vendedor ambulante, que te aborda em um portunhol engraçadíssimo, pensando que você também é gringo.




Oh lá, Michael Jackson cantando The Don't Care About Us, a música que ele fez o clipe lá no Pelourinho junto com o grupo Olodum. A casa é uma loja de souvenirs e conhecida como "Casa de Michael".




Visitamos a Igreja e Convento de São Francisco, uma das igrejas mais lindas que já visitei. Quanta riqueza! Demorou mais de 100 anos para ficar pronta e é uma das mais ricas quanto ao barroco brasileiro. O interior dela é maravilhoso, toda talhada em ouro, dizem que mais de uma tonelada! Ah, pagamos R$ 5,00 por pessoa para visitar todo o interior da igreja e convento.



Dentro da igreja é meio escuro e as fotos não ficaram muito boas, já que não podia flash. Essa parte (acima) é no pátio, onde os padres ficavam e também tem várias salas enormes com armários enormes e cheios de gavetas onde eram guardados documentos importantes, jóias e ouro na época.




Bem pertinho dali está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Por muitos e muitos anos, a fachada esteve coberta de argamassa e somente no início do século XX, por acaso, foi redescoberta essa obra de arte MA-RA-VI-LHO-SA cheia de detalhes. Ela é como um anexo da Igreja e Convento de São Francisco que mostrei acima.



E por fim, o Mercado Modelo, um lugar repleto de lojinhas de artesanatos, comidinhas e muitas lembrancinhas para turistas enlouquecidos. É claro que acabamos comprando algumas coisinhas para dar de presente, né? :)


Espero que tenham gostado do post! Você já conhecem Salvador? Me contem!





40 comentários

  1. fe, eu sempre babo nas suas fotos de viagem, que delicia!! adorei o post, e esse seu short do bart viu ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é muito lindo né? ♥
    Amei suas fotos, já coloquei na minha listinha de favoritos a Lua de Mel (tô decidindo o local ainda hehe).

    Ah, e sobre o UniqOne, ele é carinho sim, mas eu pesquisei e encontrei na internet pelo metade do preço!!!

    Beijos!

    Blog Sobre Makes e Balanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pro litoral norte da Bahia, é incrível de lindo!

      Bjs.

      Excluir
  3. Oi, Feufa!
    Amei as fotinhas e sonho um dia poder conhecer Salvador!
    Tenho muitos amigos lá! :)

    Bjinhos,

    Cris.
    http://universofemininodayumi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui para Salvador e sou louca para conhecer! Ótimas suas fotos e dicas! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de lugares históricos é um prato cheio! :)

      Bjs.

      Excluir
  5. Que lugar e fotos lindas! *-*

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão ♥

    ResponderExcluir
  6. nossa deu vontade de viajar pra lá...lindas fotos, casinhas coloridas *-* e que igreja liiiinda !!!
    beijos

    http://unhasdavivii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não sendo católica, as igrejas é a parte que eu mais amo, principalmente pela arquitetura, decoração e toda a história envolvida.

      Bjs.

      Excluir
  7. Ainda não conheço Salvador, mas tenho vontade de conhecer? Adorei as fotos e o post super completo. Deve ter sido um passeio delicioso.

    Beijo,
    Pitada de Cultura

    ResponderExcluir
  8. Ah minha Bahia, que saudades da época que eu morava lá, Foi na sorveteria da Ribeira?
    Eu todo ano minhas férias eu tenho quer passar lá para matar as saudades, e reencontrar as minhas amigas. Adorei o seu blog!!!
    Oi Carol,
    Adorei as fotos do insta, a foto do hamburguer está demais, hehehehe.
    Estou de volta com o meu blog, fiquei afastada pois estava doente, se puder me faça uma visitinha lá!!!
    Grande Beijo
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui na sorveteria... aliás, nem sei onde fica. No Pelourinho mesmo?
      Passamos bem rapidinho por lá com o guia, só para conhecer os pontos principais.

      Bjs.

      Excluir
  9. Suas fotos ficaram belíssimas.
    E as dicas são ótimas pra quem quer visitar visitar o lugar.
    Mas não tenho vontade de conhecer Salvador.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui muito fã de Salvador também... Na primeira vez que fui, era criança, tive uma impressão meio estranha da cidade. Mas o litoral norte da Bahia é maravilhoso ;)

      Bjs.

      Excluir
  10. Viajar é T-U-D-O de bom né? Sou louca pra fazer um cruzeiro! E agora sou louca pra conhecer a Bahia também. COMOFAZZZ?

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindo, adoraria conhecer! Mas ouvi falar que o Pelourinho é muito lotado de gente, tenho mini pânico de multidão rs!!

    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante gente por lá sim, mas dá para andar tranquilo, não é de se esbarrar. :)

      Bjs.

      Excluir
  12. Nossa, bahia deve ser um lugar lindo mesmo... Suas fotos são lindas também... Que viagem maravilhosa...

    ResponderExcluir
  13. Só me aguçou a vontade de ir pra Bahia...Quanta coisa linda

    ResponderExcluir
  14. eu já fui para salvador mas foi muitoooooooooooo rápido, queria conhecer muito maissssssss!!!
    vendo as suas fotos me bateu uma saudadeeeeee!! :(((

    espero voltar em breveee!! <3


    Super beijo
    http://www.blablablacarol.com/

    ResponderExcluir
  15. Amo Salvador, como uma boa baiana que sou rsss, estive lá mês passado e é sempre maravilhoso. Adorei as fotos, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Quanta foto linda. Me deu até vontade de conhecer essa cidade linda também <3
    Beijos, http://femininetaste.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!!! E um dos lugares que eu ainda tenho que conhecer... Vou ver se consigo ir ano que vem..ja que vou passar 2 meses no Rio e sempre gosto ir a outros lugares tambem..beijosss

    ResponderExcluir
  18. Que delícia ver um post assim, dá vontade de arrumar as malas e viajar na mesma hora... pena que não dá :( Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala... dá vontade mesmo, fiz essa viagem em março. Quero muito pegar um avião e sair por aí aihaiuhaua

      Bjs.

      Excluir
  19. Ah... Está no topo da lista de lugares para conhecer aqui no País *.*

    Bjos, linda!

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Feufa, nunca fui no Pelourinho... Mas por fotos parece ser liiindo!
    Morri de rir com o totem do Michael!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O totem do Michael é demais iauhiauha parece que ele está ali! :P

      Excluir
  21. Lindas fotos! Também fiz um mini cruzeiro desses é tudo de bom, dá uma saudaaaade!

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Lindas fotos! Nunca fiz um cruzeiro mas sou louca pra fazer. Estou viajando pelo Mexico e adorando a experiencia!
    Amei a dica de viagem! Seria bom todo mundo indicar sua viagem preferida, seja algo grande ou simples. Sempre existe algo bom a se descobrir!
    bjs
    Kika
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ai que delícia... Viajar é muito bom né?.. Suas fotos estão fantásticas.

    bjk
    Wiccas

    www.loucasemaquiadas.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu morro de vontade de fazer uma visitinha à Salvador, mas ultimamente tá difícil... Que bom que você super aproveitou o passeio e ainda trouxe a experiência aqui no blog, adorei o post!

    www.lalabonifacio.blogspot.com
    www.facebook.com/bloglalabonifacio

    ResponderExcluir
  25. Oi Feufa!
    Adorei suas fotos! Confesso que nunca penso na Bahia nos meus roteiros de viagem, mas com as suas fotos, estou mudando de ideia!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  26. Lindas fotos, essas casinhas coloridas são muito charmosas.
    Já passei por muitas cidades do nordeste mas nunca Salvador. Quem sabe um dia :)

    http://faltouacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade