A linda Catedral Basílica de Curitiba

quinta-feira, maio 21, 2015

Eu adoro igrejas, principalmente as católicas. Podem ser simplesinhas ou luxuosas, eu vou gostar do mesmo jeito. Enquanto esperávamos na fila da linha turismo de Curitiba, fui conferir por dentro a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz que fica na Praça Tiradentes.


Acontecia uma missa na hora e a igreja estava bem cheia. Mesmo eu não sendo religiosa e muito menos católica, sinto uma emoção ao entrar em igrejas, parece que eu fico meio em transe e penso na história do lugar. Fico vendo as paredes, as imagens, os detalhes do teto, os vitrais, os bancos, as velas acesas, o altar, tudo. Tudo ali tem uma história. Fazendo um adendo aqui: uma das coisas que eu mais gostei do Pelourinho foram as igrejas, visitamos uma lá e o guia contava pra gente toda a história do local, é impressionante.



Olha a riqueza do interior da Catedral... Não é linda demais? Ela foi construída entre 1876 e 1893, em estilo neogótico, projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhas, padroeira de Curitiba,




Pirei nos vitrais, se desse fotografava todos! Pelo que consta, todos os vitrais foram doados por famílias tradicionais curitibanas, que chique.
Como eu disse lá no começo, a igreja fica na Praça Tiradentes, bem no centrão. Por ali, você encontra outros pontos turísticos como o Paço da Liberdade, Setor Histórico, Praça Generoso Marques e Rua XV de Novembro, além de muitas lojas e restaurantes. É na Praça Tiradentes que fica o ponto inicial da linha turismo de Curitiba.


Você gosta de igrejas? Já visitou essa Catedral?
Bjs.



1 comentários

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade