Síndrome do feed organizado

terça-feira, outubro 31, 2017


Se tem uma rede social que eu gosto muito é o Instagram, isso porque amo fotografia e lá posso publicar as minhas fotos preferidas. Agora, tenho que confessar algo pra vocês: estou com a síndrome do feed organizado.

Eu sei que muitos condenam isso de organizar o feed, e coisa e tal, mas é que sou uma pessoa com um pouquinho de TOC às vezes, e do nada, quero que esteja tudo certinho ou com certa coerência. Uma fórmula básica que tenho usado bastante é utilizar sempre o mesmo filtro nas fotos e tentar não deixar fotos muito parecidas juntas, explico melhor abaixo.


COMO ORGANIZAR O FEED

Tenho usado o app UNUM para planejar o que postar. Ele mostra em um grid como as fotos ficarão dispostas no seu feed. Basta você fazer o login que o app já carrega seu feed do Instagram e a partir daí você pode ir controlando quais fotos acha melhor para compor. O UNUM também dispõe de ferramentas básicas de edição e efeitos, além de uma área que faz algumas análises do desempenho do seu perfil no Instagram. (O UNUM é gratuito para iOS e Android)



APP DE EDIÇÃO - VSCO CAM

Acho que é um dos apps mais famosos para editar fotos. Como disse acima, procuro usar sempre o mesmo filtro nas fotos para terem uma certa coerência e um visual limpo, sem muitas alterações entre uma e outra. A fórmula de edição que tenho usado é: Filtro HB1 / Exposição +1 a +3 / Contraste +1 / Matiz +3. Eu ajusto a exposição entre +1 e +3 porque depende da foto. Mas geralmente é essa edição que tenho feito em todas as fotos. Nada além disso. Procure um padrão para suas fotos utilizando o filtro que mais lhe agrada, ou simplesmente faça alguns ajustes. Quem entrar no seu perfil, vai perceber que você tem um certo cuidado com suas fotos. (O VSCO Cam é gratuito para iOS e Android)



FÓRMULAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO

O Pinterest está cheio de ideias de organização de feed em relação ao que postar. A ideia é que você alterne as fotos, para que seu feed não fique monótono, sempre com selfie ou sempre com paisagem. Eu não tenho seguido à risca esse tipo de coisa, fico com a coerência do filtro só. Mas, se você quiser algo mais trabalhado, veja as dicas que separei do Pinterest.

Veja mais dicas como essas no blog Último Biscoito

Se você pretende ter um feed ainda mais organizado, a ideia é criar um perfil mais específico, como de comidas, paisagens, coleções, etc., e aplicar essas dicas também. Tem ainda quem curta montar mosaicos, o que é bem legal para quem visita feeds alheios. É bacana ver a imagem toda montada no feed inteiro, mas tome cuidado com o mosaico que for montar, porque eu não acho nada legal de repente ver uma foto sem sentido nenhum na minha timeline, como um pedaço de cabeça, ou de nariz, etc. Veja abaixo alguns feeds que trabalham com mosaicos:





Para quem ainda não sabe, o meu perfil no Instagram é @feufamaciel. Aqui no Feufolândia dá para acompanhar as últimas fotos publicadas na rede, é só ir até o rodapé ou na lateral do blog.

Meu feed atual, com fotinhos lindas da minha cidade, Santos, e Imbassaí (BA).
Todas com o mesmo filtro que falei acima.

Curtiram as dicas? Vocês tem alguma fórmula básica para o perfil do Instagram? Ou fazem suas postagens bem livres? Deixem seus perfis nos comentários para eu conhecer também.

1 comentários

Obrigada pela visita! Seja sempre bem-vindo (a) aqui no Feufolândia. Vou adorar ler e responder seu comentário.
Clique em Notifique-me para receber a resposta do seu comentário por e-mail.

Obs.: comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se! Quero saber com quem estou falando. :)

Publicidade